Chile

Clima no Chile

A extensão do Chile faz dele um país afetado por diferentes tipos de clima. Possui grandes zonas climáticas: Norte do Chile (deserto semiárido), Chile Central (mediterrâneo), Sul do Chile (tundra alpina e oceânico) e Ilha de Páscoa (úmido e subtropical).

Norte do Chile: A área mais árida do país devido à presença da corrente fria de Humboldt. Ao longo da costa do Oceano Pacífico a névoa forma-se constantemente, mas as chuvas são raras. O interior é formado pelo Deserto do Atacama, um dos mais áridos do planeta. A média de chuvas na região chilena de Antofagasta, por exemplo, é de apenas 1 mm de chuva por ano. A temperatura média no verão (de dezembro a fevereiro) vai de 17 °C a 24 °C, enquanto no inverno (de junho a agosto) giram em torno de 11 °C a 17°C. Exemplos de cidades com este clima são: San Pedro de Atacama, Calama, Arica, Antofagasta.

Chile Central: Este clima é temperado mediterrâneo, caracterizado por estações bem diferenciadas. Os invernos são cheios de nuvens, frios e úmidos. Na primavera predominam o bom tempo e as temperaturas começam a subir, ainda que chova um pouco. No verão, a temperatura atinge suas máximas e raramente chove, com céu limpo e quente. No outono, prevalecem as boas condições meteorológicas, a quantidade de chuva cresce à medida que se avança em direção ao sul. O período chuvoso nesta parte do país vai de maio a agosto. A área de Santiago tem uma temperatura média no verão (dezembro a fevereiro) de 19 °C (máxima de 29 °C e mínima de 12 °C), enquanto no inverno (junho a agosto) a média é de 7° C (máxima de 14 °C e mínima de 3 °C). Exemplos de cidades com este clima são: Santiago, Viña Del Mar, Valparaíso, Concepción, La Serena.

Sul do Chile: Região caracterizada por um rígido clima oceânico; úmido e ventoso, com baixas temperaturas. Na região de Valdivia, por exemplo, o clima é temperado oceânico. As temperaturas durante o verão (dezembro a fevereiro) têm máxima de 23 °C e mínima de 11 °C; já no inverno (junho a agosto) baixam para uma máxima de 11 °C e mínima de 4 °C. O período das chuvas começa em abril e vai até setembro, sendo que o mais chuvoso é junho, com 550 milímetros de chuva. O extremo sul está formado pela Patagônia, com dias durante o verão que chegam a durar até 18 horas – sendo que o oposto ocorre no inverno. Na primavera/verão (outubro a março), predominam os dias ensolarados com vento. As temperaturas máximas oscilam entre 13 e 20 oC, enquanto as mínimas caem para 5 oC. No outono/inverno (abril a setembro), as máximas chegam a 8 oC e as mínimas ficam entre 1 oC e -2 oC. Exemplos de cidades com este clima são: Puerto Montt, Puerto Varas, Pucón, Coyhaique, Balmaceda, Puerto Natales, Parque Nacional Torres Del Paine, Punta Arenas.

Veja  os registros anuais dos destinos:

PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM SANTIAGO:

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Média

21°C

20°C

18°C

14°C

11°C

8°C

8°C

9°C

12°C

14°C

17°C

20°C

Precip.

0 mm

0 mm

3 mm

10 mm

43 mm

71 mm

86 mm

51 mm

23 mm

13 mm

10 mm

3 mm

 

PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM SAN PEDRO DE ATACAMA:

PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM PUERTO VARAS:

PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM PUERTO NATALES/PAINE:

PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM PUNTA ARENAS: